Você conhece a história da pizza?

Não?! Fique conosco neste post e descubra as curiosidades deste prato típico italiano!

 

A origem

Quando pensamos em Pizza, imediatamente pensamos na Itália não é mesmo? Mas você sabia que a origem da pizza não foi no país da bota?

Sua verdadeira origem é assunto que dá o que falar. Muitos concordam que possivelmente foi há cerca de 6 mil anos, no Egito antigo, onde uma massa feita a partir de farinha e água passou a ser consumida.

Posteriormente, os povos gregos e fenícios contribuíram para que esta massa ganhasse características mais próximas desta versão consumida nos dias de hoje.

Os gregos adicionaram farinha de trigo, arroz e grão-de-bico à essa mistura, assando a massa em tijolos quentes.

Já os fenícios, passaram a colocar carne e especiarias na massa assada, conhecida por babilônios e hebreus como “Pão de Abraão”, similar ao pão sírio.

 

E a pizza foi parar na Itália?

A Itália tem um papel importantíssimo na história da pizza pois, foram os italianos que criaram o formato e a receita que conhecemos hoje.

Segundo pesquisadores, a massa vinda do Oriente Médio chegou à Europa pelas mãos dos turcos muçulmanos durante as cruzadas. Nápoles foi a primeira região a receber a invenção, e foi ali que a história da pizza se desenvolveu até o formato atual.

Somente no século XIX  é que a pizza ganhou um de seus ingredientes mais importantes: o tomate, trazido pelos espanhóis das Américas por volta do século XV, agregado às receitas europeias nos séculos seguintes.

A fama desta iguaria espalhou-se rapidamente, resultando no aparecimento da primeira pizzaria da história: a Antica Pizzeria Port’Alba, fundada em 1830.

 

A Antica Pizzeria Port’Alba

A Antica Pizzeria Port’Alba é uma  autêntica pizzaria napolitana, que se acredita ser a primeira pizzaria do mundo  e que, em nosso tour bate-volta você pode acrescentá-la no roteiro!

Avaliações Antica Pizzeria Port’Alba no Trip Advisor

 

A Pizza Mergherita

Com a popularização da pizza na região de Nápoles,  o rei da Itália, Umberto I, e sua esposa, Margherita di Savoia, resolvem visitar a cidade.

Durante  a visita, convidaram o pizzaiolo Raffaele Espósito, um dos mais notáveis do período, para preparar a iguaria para o casal real.

Diz a lenda que Raffaele criou três versões da massa, uma delas feita com queijo, tomate e manjericão, numa homenagem às cores da bandeira da Itália. A criação caiu no gosto da rainha, e o pizzaiolo resolveu batizar a receita em sua homenagem, chamando-a de Marguerita.

 


 

Leia Também:

O Carnaval Italiano!

Lazio e Toscana: destinos preferidos dos brasileiros na Itália

Passeios Região Campânia