Via San Gregorio Armeno, a rua dos presépios de Nápoles

Nesta época do ano, milhares de turistas visitam Nápoles, no Sul da Itália, para ver de perto os presépios da cidade, onde a tradição dos presépios ainda é forte e muito sentida pelo napolitanos.

A via San Gregorio Armeno, é simbólica e sustenta a tradição pois é totalmente tomada por artigos para presépios. São diversos itens como estatuetas, decorações, estruturas, entre outros itens, voltados para que você possa montar seu próprio presépio.

Apesar de ser uma rua quase inteiramente dedicada à venda de artigos para presépios, as lojas e os ateliês ficam abertos o ano inteiro.


presépios de Nápoles atraem milhares de turistas


Como surgiu a tradição dos presépios na via San Gregorio Armeno?

Durante o império romano, houve um templo dedicado a Ceres (deusa da agricultura, da colheita e dos grãos) onde, a população local oferecia à deusa estatuetas de terracota em agradecimento aos pedidos atendidos.

Os artesãos então, começaram a abrir suas oficinas nos arredores do templo e a comercializar as estatuetas.

Com o surgimento do cristianismo, o templo de Ceres se tornou a igreja de San Gregorio Armeno, e a fabricação das estátuas em louvor de Ceres se transformou na arte de esculpir figuras da natividade. E então, no final do século XVIII, é que se fundiu tradição dos presépios.

 

O presépio napolitano

O presépio napolitano teve sua origem no final do século XVIII e se trata de uma representação muito particular do natal.

Este tipo de representação não se limita apenas a Natividade, mas envolve  também os objetos profanos e cenas da vida de todos os dias, como as lojas de padeiros e açougueiros.

Localização

 

Nossos serviços

Nós oferecemos tours bate-volta saindo de Roma para Nápoles, reserve agora mesmo e veja de perto toda a tradição do natal napolitano:

+39 328 766 2660

Leia também:

Passeios Região Campânia

Por que é importante escolher um bom transporte para brasileiros em Roma?

Turismo religioso na Itália