Sperlonga

Seguindo nosso tour pelo Lazio, hoje desembarcamos em Sperlonga!

Que tal conhecer melhor esta cidade que passou por um longo anonimato antes de ser descoberta pelo turismo? Continue comigo nesta leitura!

 

Sperlonga

Onde fica Sperlonga?

A cidade de Sperlonga fica a apenas 130 km de Roma, uma ótima pedida para dar aquela esticadinha no verão para uma cidade praiana.

Apesar de ser bastante conhecida pelos italianos, poucos turistas ouviram falar dessa vila medieval com vista para o Mediterrâneo.

 

 


As melhores atrações para visitar em Sperlonga são:


Um pouco da história

Por incrível que pareça, existem diversos indícios que relatam que esta região foi povoada desde o Paleolítico Superior.

Apesar da mitologia indicar que ali esteve construída a cidade de Amyclae, foram os romanos que se estabeleceram por lá com suas residências luxuosas para desfrutar do clima ameno e da paisagem.

E falando de romanos… A vila do imperador Tibério ocupava uma grande caverna da região, inclusive existem relatos de que ali houve um desabamento que ele sobreviveu por pouco.

Com os passar dos anos, já no século VI, as ruínas das vilas romanas serviram de abrigo à comunidade e à população local que deu origem aos primeiros agregados familiares de Sperlonga.

Depois, estes habitantes migraram para colina de San Magno, por conta da proteção contra ataques de piratas (por isso a construção de torres de avistamento).

Durante muitos anos esta pequena vila à beira-mar que vivia da pesca e da agricultura, teve um índice de pobreza muito alto. Posteriormente, com os avanço e a construção da estrada via Flacca, a cidade foi colocada no mapa e tornou-se turística.

Vale ressaltar que esta estrada foi um marco muito importante nos anos 50 do século passado, para ligar as cidades de Terracina e Gaeta, com a antiga via Appia, tornando Sperlonga facilmente acessível pelo norte e pelo sul.

 

Museu Arqueológico

Como nesta vila existiam diversas residenciais imperiais, uma notável coleção de objetos de arte foram encontrados durante as escavações e recuperados, embora reduzidos ao estado de fragmentos.

Para expor todas estas obras que retratam um pouco da história de Ulisses e de Tibério, o museu foi inaugurado.

Projetado por Giorgio Zama, o local representa um centro fundamental da chamada ‘Riviera di Ulisse’, voltado para preservar e devolver ao público as esculturas remanescentes, muitas das quais, como já foi referido, têm um notável valor histórico e artístico.

 

Horário de visitas 

Museu: de quinta a domingo, das 8h30 às 19h30 (última entrada às 19h00).

 

Turismo

Atualmente, a cidade faz parte do circuito das “mais belas aldeias da Itália” e recebe turistas do mundo todo, não somente no verão.

Há mais de 20 anos, a cidade possui certificado “Bandiera Blu” pela limpeza tanto das praias, quanto da cidade.

A gastronomia também é algo que atrai muitos visitantes, já que seus produtos são famosos pela excelência, como tomate e vegetais locais, entre eles o Aipo de Sperlonga.

Um outro ponto que torna a cidade famosa são as festividades dos santos padroeiros das cidades, São Rocco e São Leão. As Procissões pelos becos estreitos da vila branca, ainda atraem turistas de todos os lugares.

Outro destaque vai para a Torre Truglia, que fica bem na ponta do promontório de São Magnus. Recentemente reformado para oferecer manifestações culturais e artísticas.

Mare_di_Sperlonga

Mare_di_Sperlonga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Agora que você conheceu um pouco melhor, que tal incluir a cidade em seu roteiro?

Envie-nos uma mensagem e saiba como podemos te ajudar a tornar a viagem ainda mais inesquecível!

 


 

Leia também:

Tarquinia

Villa Lante a Bagnaia

Vulci