San Gimignano

Hoje iremos passear pela Toscana, desembarcando em San Gimignano!

Esta cidadezinha encantadora é patrimônio da UNESCO, e permaneceu quase intacta desde o fim do século XIV até hoje.

Continue comigo nesta leitura e conheça mais esta cidade.

San Gimignano

 

 

 

 

 

 

 

 

Conhecendo as origens

Existem vestígios de que a região onde atualmente está a cidade tenha sido habitada desde os tempos pré-históricos.

No entanto, apenas no período etrusco arcaico foram identificados assentamentos por ali, aumentando nos períodos subsequentes e, em particular, durante o helenístico.

Com a colonização romana o fundo do vale passou a ser o local preferido, principalmente pelos rios cujas margens eram frequentemente utilizadas como vias de comunicação. É o caso da Vila Romana de Chiusi, localizada perto do riacho Fosci.

O desenvolvimento de San Gimignano deu-se no final da Idade Média, quando se encontrava em uma situação geográfica estratégica.

Antes, delimitada por muralhas, tornou-se um dos principais pontos de parada de todos os viajantes. A Francigena, inaugurada inicialmente pelos lombardos, tornou-se, no início da Idade Média, o itinerário dos peregrinos que, principalmente da França, se dirigiam a Roma.

Posteriormente, em 1199 a cidade declarou-se um município livre, inicialmente governado por cônsules. Este último,

Ao longo da história, San Gimignano foi bastante disputado entre os guelfos, partidários do papa, e os gibelinos, partidários do imperador.

A liberdade foi mantida com grandes sacrifícios até 1354, quando se submeteu à república florentina e desde então passou por degradações e pestes que reduziram drasticamente a população e todas as atividades, tornando-se, durante o século XVII, uma das terras rurais do Grão-Ducado dos Médici.

Recentemente, a cidade conseguiu proteger suas obras de modo que foi declarada patrimônio mundial pela UNESCO.

 

A cidade

Visitar San Gimignano significa vivenciar uma atmosfera medieval, já que a cidade se manteve intacta e atualmente é um exemplo de organização urbana da era municipal.

Suas 14 torres são típicas e dominam a paisagem contando um pedaço na história… Antigamente eram 72 torres.

Por volta de 1300, uma renovação arquitetônica foi iniciada surgindo assim palácios, igrejas e conventos, enriquecidos por obras de arte ilustres.

Grandes artistas protagonistas da escola de Siena e da escola florentina como Simone Martini, Lippo Memmi, Taddeo di Bartolo, Ghirlandaio e tantos outros, prestigiaram a cidade com arquitetura religiosa, civil e militar.

San Gimignano teve riqueza económica e artística até meados do século XIV.

 

 


As melhores atrações para visitar em San Gimignano são:

 

 

 


 

O Festival da Colheita Medieval Ferie delle Messi

Anualmente na cidade é comemorada a tradicional Ferie delle Messi que é a festa da fertilidade iniciada em 1255.

Naquela época, toda a população participava do evento que envolvia uma competição dos quatro “Contrade” (bairros) da cidade – San Giovanni, San Matteo, Castello e Piazza. Eles esperavam obter colheitas abundantes cantando, dançando e jogando jogos medievais como cabo de guerra, arco e flecha e o “Giostra dei Bastioni”, onde os cavaleiros competiam entre si armados com varas.

 


Que tal incluir San Gimignano em sue roteiro? Fale conosco!