Rieti

Vamos passear pelo Lácio? Te convido a conhecer Rieti, uma pequena cidade charmosa, considerada o “umbigo da Itália” por conta de sua localização.

Continue comigo nesta leitura e saiba mais!

Rieti

Rieti

Localização

Rieti é uma província de 50 mil habitantes, localizada bem ao centro do país da bota, há mais ou menos 1h30 de Roma.

Como você pode conferir no mapa logo abaixo, a cidade fica bem ao centro mesmo, e você entenderá o motivo de ser chamada de “Umbilicus Italiae” ou umbigo da itália, em português.


Nesta cidade cidade também viveu um dos mais importantes imperadores romanos, o Tito Flávio Sabino Vespasiano, que construiu o Coliseu de Roma.

 

As melhores atrações para visitar em Rieti são:

 

Trilha de São Francisco

São Francisco de Assis amava o Vale Rieti e fez deste lugar, uma de suas três terras natais. Por este motivo, esta planície, rodeada de colinas e montanhas, foi chamada de Valle Santa.

O Passeio de Francisco é o caminho que o Santo fez no Vale Santo até Roma.

Ao percorrer este caminho, você poderá refazer os passos do Santo e viver uma experiência única de espiritualidade e pureza. O primeiro Caminho do Vale Santo tem 80 km de extensão e foi inaugurado em dezembro de 2003.

As etapas do caminho são: a Rieti medieval, os Santuários de Greccio, La Foresta, Poggio Bustone, Fontecolombo e San Felice all’Acqua, inseridos no verde do bosque, no bosque de faia de San Francesco em Rivodutri e nos picos da Terminillo.

Como opção de meio de transporte, você poderá escolher fazê-lo a pé, de mountain bike, a cavalo, ou até mesmo de carro.

 

Monte Terminillo

O Terminillo considerado o monte mais importante das montanhas vizinhas.

No ano de 1901, foi construído um refúgio para Umberto I e em 1927, foi inaugurado o Rieti Ski Club, que no início dos anos 30 construiu a cabana Trebbiani em Pian de ‘Valli.

Posteriormente, Mussolini impulsionou a construção da estrada e, portanto, a construção do conjunto habitacional Pian de ‘Valli.

A abertura da estrada, que ainda hoje segue a mesma rota, teve um grande sucesso turístico e a Terminillo se tornou a “Montanha de Roma”.

 

Praça San Rufo – O centro da Itália

Como dito anteriormente, por sua posição geográfica, Rieti é conhecida como o umbigo da Itália e, no local exato, existe uma placa e um monumento de mármore circular que ficam na Piazza San Rufo.

 

Além disso, Rieti é conhecida por sua culinária serrana, suas Batatas, cogumelos, trufas e frutos silvestres crescem na zona e fazem parte da gastronomia regional, tal como o queijo pecorino caseiro.

Nas redondezas, a vizinha Amatrice é conhecida nacionalmente por ser a origem do famoso Spaghetti all’Amatriciana. A área também tem seus próprios vinhos DOC – Colli della Sabina, nas variedades brancas e tintas.

 


 

E aí, que tal explorar esta região em sua próxima viagem?

Fale conosco e saiba como podemos te ajudar com o roteiro, transfers e passeios guiados clicando aqui.