Pratos típicos da Sicília

Olá querido leitor, pelo título deste artigo você já deve imaginar nosso tema, hoje nossa viagem é gastronômica!

Vamos conhecer melhor a culinária Siciliana?

 


 

A Sicília sempre foi um dos destinos turísticos mais populares da Itália, seja pelas belíssimas paisagens litorâneas ou pela gastronomia local, conhecida em todo o mundo.

Além de tudo isso, a ilha ainda abriga uma enorme herança artística e cultural, deixadas pelos diversos povos que por ali passaram e, consequentemente, influenciaram essa construção do que é a Sicília hoje.

Como em todo território italiano, cada região tem sua própria gastronomia e por este motivo, os pratos são característicos de cada uma delas.

Sicília

Sicília

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arancini

Vamos começar pelo Arancini, um dos pratos mais famosos da Sicília!

Feito com sobras de risoto fritas recheadas com molho à bolonhesa, pode ainda levar queijo ou cogumelos no recheio.

Sua origem vem da tradição árabe, onde se comia arroz com açafrão, ervas e carne. Já a tradição de empanar o bolinho, surgiu na corte de Frederico II, quando ele buscava uma forma para levar com ele este prato em suas viagens e caças.

 

Arancini

 

 

Caponata

Este prato típico consiste em berinjela salteada num refogado de tomate e cebola em azeite, temperado com alcaparras, vinagre e açúcar.

O marcante nesta receita é o sabor agridoce.

A origem do prato refere-se a palavra capone, que é um peixe branco, e no passado era consumido apenas por quem tinha dinheiro ou posses. Posteriormente, os peixes foram substituídos por beringelas e com o tempo o uso de peixes desapareceu por completo, dando lugar à versão apenas com vegetais.

 

Caponata

Caponata

 

Panelle

O panella ou paneddi em siciliano nada mais é do que um tipo de bolinho super popular nas ruas de Palermo.

Feito com farinha de grão de bico e outros ingredientes, normalmente são servidos em uma bisnaga embrulhada no típico papel-pão.

Panelle

Panelle

Granita

Agora vamos para a sobremesa!! A Granita nada mais é que uma mistura semicongelada preparada com açúcar, água e frutas.

É o sabor mais popular da Sicília e diz a lenda, que esta receita foi elaborada pela primeira vez com neve misturada ao limão… Será?

 

Granita

Granita

 

Cannoli

Este outro doce é feito de uma massa em formato de cone e recheado com ricota doce.

Sua origem, segundo a lenda, diz que na cidade siciliana de Caltanissetta, durante o domínio árabe, um harém de mulheres criou a guloseima para exaltar a masculinidade de seu emir.

Cannoli

Cannoli

 

 

 

 

 

 

 


 

Arancini, panelle, caponata melanzane e etc são alguns dos pratos típicos que compartilho com vocês, mas como em toda Itália, é comida que não acaba nunca!

Recomendo que você prove tudo que puder ao visitar a Sicília.

E aí, o que achou? Deixe seu comentário.

 


 

Leia também:

Cefalù, Sicília

Porto Venere, Ligúria

O que visitar em Nápoles?