Passeios ao ar livre: Ostia Antica

Óstia Antica é considerado um dos maiores sítios arqueológicos do período romano e fica bem pertinho de Roma!

De antemão, te convido a embarcar nesta leitura fascinante e a conhecer um pouco mais sobre esta cidade, também conhecida como “Pompéia Romana”.

 

Óstia Antica: um pouco da história

Localizada a 30 quilômetros de Roma, mais precisamente nas regiões vizinhas do aeroporto de Fiumicino (vide mapa abaixo), Ostia Antica foi uma das mais florescentes cidades romanas pois, graças à sua localização, a cidade logo foi tida como importante centro comercial e portuário da época.

A cidade foi abandonada e permaneceu sepultada sob a areia durante mais de 10 séculos!

Anteriormente, Ostica Antica era habitada por mais de 100.00 habitantes! Ela foi atingida pela epidemia de malária que dizimou grande parte da população. Os habitantes que conseguiram sobreviver da doença, abandonaram a cidade que, em pouco tempo se tornou um lugar fantasmagórico destinado ao esquecimento.

 

Veja no vídeo abaixo toda a beleza desta riquíssima cidade:

O sítio arqueológico

Atualmente, tudo que podemos observar no sítio arqueológico de Óstia Antica é o resultado das escavações que aconteceram na metade do século XX.

A maior parte dos edifícios foram erguidos logo após a re-estruturação do Imperador Adriano, que elevou o nível do chão da cidade para impedir que ela se alagasse com as cheias do rio.

 

Sítio arqueológico de Roma pode ser maior que Pompéia

Durante a visita ao sítio arqueológico podemos ver termas, restaurantes, casas de famílias ricas, apartamentos onde moravam as pessoas mais pobres, lavanderias, bares, lugares de culto, sinagogas, a praça central com o capitólio de Ostia e muitas ruas com o antigo basalto romano.

Um dos pontos mais famosos da visitação é um antigo armazém cujas paredes eram tão espessas que esta construção ainda exercita esta função atualmente! Nele ficam várias peças valiosíssimas, um tesouro trancado a sete chaves!

Teatro di Ostia

Considerado uma das construções mais impressionantes da cidade, o Teatro di Óstia foi construído no ano 2 d.C e tinha capacidade para 4000 pessoas!

Teatro di Óstia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Castelo do Papa Júlio II

A interessante área medieval de Ostia Antica fica localizada bem em frente ao local arqueológico.

O castelo foi construído pelo Papa Júlio II (1503-1513) e que posteriormente, incorporou a antiga torre de Martinus V (1423-1424) na nova estrutura. Lá era a sede dos costumes papais, que controlava o pagamento de impostos pelos bens que chegavam a Roma do mar.

Como a água era um elemento muito importante, havia um fosso ao redor da torre interligado ao rio através de um túnel. Logo depois da inundação histórica (1557) do Tibre, este acesso foi modificado e os costumes papais foram transferidos a princípio, para a torre “Boacciana” e posteriormente, para a torre San Michele.

Contudo, a visita ao castelo começa no nível mais baixo, passando pelo chamado “casematte“, até as paredes e a torre, onde é possível apreciar uma vista maravilhosa de Ostia Antica.

 

Reabertura após quarentena

Parque Arqueológico de Ostia Antica foi reaberto logo após a emergência do COVID-19,em 2 de junho de 2020.

Atualmente, para receber os turistas com segurança, medidas foram adotadas: Máscaras e distanciamento são obrigatórios.

 


Que tal uma Excursão a Óstia Antiga? 

Ostia Antica oferece uma imagem fixa que nos leva de volta a quase dois mil anos! Agende seu tour com saída de Roma, afinal, se estará na cidade eterna, nada como dar uma esticadinha para conhecer os arredores tão bonitos quanto Roma!

Entre em contato.

 


Leia também:

Pompeia, Herculano e Vesúvio

Descubra Castelos Romanos

2 passeios bate-volta saindo de Roma