O milagre do sangue de San Gennaro é esperado todo dia 19 de setembro, em Nápoles, data em que é celebrada sua festa.

Neste dia, ocorre a exibição da relíquia com o sangue do Santo para milhares de devotos que acompanham a cerimônia na Capela do Tesouro da Catedral de Nápoles. A expectativa é de que o milagre da liquefação do sangue aconteça.

A cerimônia

Durante a cerimônia, o Cardeal leva os frascos em procissão, juntamente com um busto de San Gennaro, até o altar, onde os fiéis acompanham atentamente se o sangue se liquefará.

Caso o milagre do sangue de San Gennaro ocorra, dobram-se os sinos da igreja e o cardeal leva o sangue liquefeito até a praça para que a multidão possa vê-lo. Ao retornar para o altar, os frascos permanecem em exposição durante oito dias.

O que é o milagre?

San Gennaro

Segundo a lenda italiana, seu sangue foi coletado por uma mulher que o levou para Nápoles, onde ele ainda ficou liquefeito até oito dias.

Este milagre é famoso pela liquefação do sangue do bispo mártir, que ocorre três vezes por ano: no sábado que precede o 1º domingo de maio; no dia 19 de setembro que é a festa do Santo e em 16 de dezembro, aniversário da erupção do Vesúvio em 1631.

A notícia escrita mais antiga e segura do milagre consta de uma crônica do século XIV. Desde 1659, estão rigorosamente anotadas todas as liquefações, que já perfazem mais de dez mil!

Quem foi San Gennaro?

San Gennaro foi Bispo de Benevento, onde sofreu perseguição por ser cristão.
No ano de 305, foi feito prisioneiro junto com seus companheiros e submetido a terríveis torturas e condenados a morrer decapitados sob acusação do uso de magia.

Conheça Nápoles, sua história e seus mitos com um guia que fala sua Português!

Aproveite também nossos serviços de transfers.