Follonica, Toscana

Olá meu caro leitor, que tal continuarmos  nosso passeio semanal pela toscana?

Desta vez, desembarcamos em um dos balneários mais populares da região: Follonica.

Conhecida como a “Miami da Maremma”, e localizada a 2 horas de Florença, a cidade possui praias perfeitas para férias em família e uma daquelas vistas incríveis.

 

Follonica

Follonica

Vamos conhecer um pouco da história?

Antigamente, mais precisamente no século 6, a cidade era considerada o principal centro de processamento do ferro extraído na Ilha de Elba.

Posteriormente, no ano de 1836, a cidade tornou-se o principal quartel-general da siderurgia, quando Leopold II estabeleceu o centro administrativo das fundições da região.

Com o encerramento das atividade de fundição de ferro em 1960, o turismo despontou e a cidade se tornou um dos balneários mais populares da Toscana.

 

Localização

Localizada na província de Grosseto, a cidade de Follica se estende por uma área de 55,84 km² e faz fronteira com Massa Marittima, Piombino, Scarlino, Suvereto.

Observe no mapa abaixo:

 

As melhores atrações:

Se você busca passear pela cidade, não deixe de visitar as 5 atividades mais populares segundo o TripAdvisor.

 

Igreja de São Leopoldo

Considerada uma das primeiras construções da “arquitetura de ferro fundido” da Toscana, a Igreja foi encomendada pelo Grão-Duque Leopoldo II, iniciada em 1836 e posteriormente concluída em 1841.

Com o estilo neoclássico, a construção em ferro fundido representa São Leopoldo distribuindo mercadorias aos pobres.

Todas as peças de ferro fundido foram feitas pelo Fonderie Ilva, que esteve ativo até o ano de 1960, confeccionando móveis urbanos como a fonte de Arcidosso e os pilares decorados da catedral de Florença.

Chiesa San Leopoldo

Chiesa San Leopoldo

Castelo de Valli

Valli é considerada a construção medieval mais antiga do território de Follonica já que documentos em que esta construção é citada, datam o ano de 884.

Antigamente, no ano de 1106, pertencia a Abadia de Sestinga, onde uma pequena aldeia nascida junto ao castelo, foi comprada em 1161 pelo conde Ildebrando di Arrigo.

Posteriormente, a propriedade foi passada para os Aldobrandeschi e depois, em 1278, para Pisa.

Depois, no século XIV, foi adquirido por Gherardo Appiani que o controlou até 1838.

 

Galeria de arte cívica Follonica

Além dos pontos citados acima, você também poderá visitar a Galeria de Arte Cívica “Amedeo Modigliani”, localizada na orla marítima.

Na coleção permanente da galeria, nada mais nada menos do que 180 obras de artistas contemporâneos, como Pablo Picasso, Pietro AnnigoniSalvador Dalì.

 

Acesse o site

 

Finalmente, vale ressaltar que follonica é um destino bastante popular durante o verão, sendo muito procurada pelos próprios italianos.

As praias são lindas e limpas, tanto que a cidade recebeu o selo Blu Bandiera (“Bandeira Azul”) a cada ano de 2000-2007 para a limpeza de suas praias e água do mar.

Se você procura um destino parar relaxar com a família e apreciar obras de arte, não deixe esta cidade de fora!

E que tal incluí-la em seu roteiro personalizado pela Toscana? basta entrar em contato conosco.

 

Leia também:

Ilhas de Giglio e Giannutri

Matera, sul da Itália