Hoje o nosso passeio virtual embarca para Florença, capital da região Toscana e famosa por ser a terra das artes e dos gênios! Vamos conhecer melhor este museu ao ar livre?

Foto da cidade de Florença na Itália

Florença

Falar de Florença é falar do Renascimento!

O Renascimento na Itália ocorreu pelo importante crescimento comercial e urbano de diversas cidades do norte da Itália no século XIV.

Grandes mercadores italianos incentivaram financeiramente o desenvolvimento artístico nas cidades do norte, sobretudo em Florença.

Na época do Renascimento, a Itália também foi o grande centro transmissor de arte e cultura. Segundo o site Sua Pesquisa:

Muitos artistas italianos foram para outros países da Europa e acabaram espalhando informações e conhecimentos sobre estilos e técnicas de pintura e escultura. Este fato fez com que o Renascimento não ficasse restrito à Península Itálica, espalhando-se por vários países da Europa.
O que visitar em Florença?

Vai visitar Florença e não sabe o que visitar? Não se preocupe! Fizemos uma seleção daqueles lugares imperdíveis pra você curtir a cidade. Conheça melhor cada ponto turístico abaixo:

 

Ponte Vecchio e Rio Arno

A Ponte Vecchio e o Rio Arno são dois daqueles pontos turísticos imperdíveis e um dos cartões postais da cidade de Florença.

Acredita-se a construção da ponte tenha sido ainda na Roma antiga, e que a original era feita madeira! Durante a Segunda Guerra Mundial, a Ponte Vecchio foi a única das pontes da cidades preservadas pelas tropas alemãs.

A arquitetura era considerada ousada para a época e até os dias de hoje, nos encanta pela mistura dos arcos medievais, que sustentam lojas de joias ao longo de todo o corredor.

foto: Matt Hardy

Para fotografar a ponte e o rio, nossa dica é para que procure locais mais afastados!

Catedral de Florença e Piazza del Duomo 

Considerada uma das igrejas mais famosas do mundo, Basílica di Santa Maria del Fiore, conhecida também como Catedral de Florença ou Duomo de Florença, levou séculos para ser construída.
A visitação à basílica faz parte de um complexo que inclui a Catedral de Santa Maria del Fiore, o Batistério, o Museu dell’Opera, o Campanário de Giotto e a cúpula de Brunelleschi.
Arquitetura gótica
A fachada impressiona! Construída em mármore branco e verde, sua arquitetura, no estilo gótico é considerada uma das mais importantes da história. Seu interior também se destaca com os belíssimos vitrais que remetem ao Velho e ao Novo Testamento da Bíblia.
Foto da fachada da catedral de florença

Foto: Pexels

 

 

Museo Galileo e Galleria degli Uffizi em Florença

Agora é a hora de conhecer os museus e galerias da cidade!

O Museu Galileo reune objetos e instrumentos de Galileu Galilei e vale muito a pena sua visitação. Logo ao lado do Museu Galileu, às margens do Rio Arno, está localizada a Galleria degli Uffizi, considerado um dos locais mais importantes do mundo!

Nesta galeria, projetada por Giorgio Vasari em 1560,  estão abrigadas obras importantíssimas como O Nascimento de Vênus e a A Primavera de Botticelli, além de obras de mestres como Filippo Lippi, Da Vinci, Caravaggio e é claro, de Michelangelo.

 

Galleria dell’Accademia e o David de Michelangelo

Anteriormente, logo em sua inauguração, na metade do século XVIII, esta galeria era uma academia de Belas Artes.

Nela, as obras presentes pertenciam a algumas igrejas desconsagradas, bem como parte da coleção privada da família Médici e dos Lorenas, que serviam como modelos para os novos artistas, estudantes de Belas Artes.

Foi no final do século XIX, que então trouxeram o David, para que fosse preservado neste local.

Além do David,  estão diversas obras de outros artistas importantes como Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio, Pontormo, Andrea del Sarto, Bronzino, Allessando Allori e Orcagna e é claro, outras obras-prima de Michelangelo, como os Escravos, São Mateus, Piedade de Palestrina.

 

O David, de Michelangelo

Considerada uma das mais fascinantes obras da história da arte ocidental, o David de Michelangelo começou a ser esculpido em 1501 e finalizada em 1504, representando a figura humana com mais de 5 metros de altura e pesando 5 toneladas de mármore maciço.

A escultura de David era parte de outras doze esculturas bíblicas utilizadas para decorar a parte externa da Catedral de de Florença, e retrata a história de David e Golias.

Confira a cronologia de algumas curiosidades envolvendo a obra, segundo o site Toda Matéria:

  • 1512: nesse ano, um raio caiu sobre a escultura e acertou sua base, o que ocasionou pequenas rachaduras nos tornozelos, mas nada preocupante.
  • 1527: um conjunto de republicanos arremessou objetos de cima do Palazzo Vecchio e eles atingiram o braço esquerdo de David. O acontecimento causou fragmentos em 3 partes, que foram restauradas, mas ainda assim são aparentes.
  • 1846: realização de uma réplica da escultura em bronze que foi colocada na Piazzale Michelangelo.
  • 1872: transferência de David para a Academia de Belas Artes de Florença.
  • 1910: colocação de réplica de David em frente ao Palacio Vecchio.
  • 1991: a escultura é vítima de um atentado, quando um sujeito disfere marteladas em seu pé esquerdo.

 

Aqui é importante lembrar que muitos lugares precisam de uma reserva prévia, para isso, conte conosco! Entre em contato clicando aqui.

Basílica de São Lourenço

A Basílica de São Lourenço é uma das igrejas mais antigas preservadas da Itália, e sua visitação surpreende!

Apesar da fachada não impressionar, vale ressaltar que esta é uma igreja do início do Renascimento que foi concebida por um dos maiores arquitetos desta época, Filippo Brunelleschi.

 

Mercado Central

Se você procura pela gastronomia da Toscana, este é o lugar certo! No mercado central você poderá conhecer queijos, presuntos, vinhos e realizar diversas comprinhas!

Piazzale Michelangelo

A Piazzale Michelangelo é um terraço que fica situado no bairro de Oltrarno, às margens do lado esquerdo do Rio Arno.

Construída no século 19, pelo arquiteto Giuseppe Poggi, foi batizada com este nome homenagem ao Michelangelo Buonarroti.

Se você procura por um local para fotografar a cidade no estilo cartão postal, não deixe de conhecer este ponto!

 

Para dar aquele gostinho final e ainda mais vontade de viajar pra lá:

 


Que tal agendar conosco este passeio para Florença? Entre em contato!


 

Leia também:

Spoleto, Itália

Conheça o lago de Bracciano