Descubra Castelos Romanos

Atualmente, uma boa opção para conhecer lugar diferente na Itália, é explorar a região riquíssima de belezas que compõe os arredores de Roma! Pensando nisso, separamos uma dica super especial. Que tal acompanhar no post?

Conheça Castelos Romanos (em italiano Castelli Romani), um território único, localizado nos arredores de Roma, onde se encontram pequenas cidadezinhas de colina, com muito verde e belíssimos lagos.

A princípio, cada vilarejo, refere-se a um castelo habitado por uma família baronial romana que tinha deixado a capital por causa do cativeiro de Avignon.

Oficialmente a região de Castelo Romano é composta por 14 vilarejos, sendo alguns dos principais os de Rocca di Papa, Rocca Priora, Grottaferrata, Frascati, Marino, Ariccia, Nemi, Castel Gandolfo, Velletri e Lariano.

Estas cidadezinhas são famosas por terem sido escolhidas desde os tempos antigos como residência de verão pelos romanos e, posteriormente, pelas famílias nobres ilustres, que construíram os castelos na Idade Média a partir da qual a área recebeu o seu nome.

Com suas paisagens deslumbrantes, a gastronomia e pela vinicultura, Castelos Romanos se tornou um dos lugares mais encantadores para passar as férias na Itália.

A região é uma maneira de imergir na história da antiga cidade, antigas residências da burguesia rica e de belos lagos vulcânicos.

Castelli Romani

Castelli Romani

 

Frascati

Frascati é um vilarejo localizado na zona dos Castelos Romano e famoso por emprestar seu nome ao vinho típico da região, considerado um dos mais tradicionais da Itália.

Dica: O sabor e aroma peculiares dos vinhos Frascati, são perfeitos para acompanhar pratos leves como saladas ou frutos do mar.

Nesta cidade você poderá visitar uma Fraschetta, ou seja, típicas tabernas locais perfeitas para degustar bom vinho a um bom preço, além das azeitonas, queijo, carne de porco e pratos típicos romanos.

 

Em frente à praça principal, localiza-se a Villa Aldobrandini

A Villa Aldobrandini foi construída pelo cardeal Pietro Aldobrandini, entre 1598 e 1602, e fica em uma colina onde é possível avistar a antiga Vila de Frascati, por esse motivo é também  conhecida como Villa Belvedere.

Villa Aldobrandini

Villa Aldobrandini

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta Villa carrega uma beleza requintada que abriga também um parque monumental.

As salas dentro deste edifício são decoradas em estilo do século XVI e, no andar principal ficam afrescos de Cavalier d’Arpino, o mestre de Caravaggio.

Já os tetos dos quatro andares da Villa são repletos de obras de arte, afrescos e pinturas de altíssimo valor. Atrás do edifício, fica o Teatro Aquático, construído por Maderno e Giovanni Fontana.

Se você deseja visitar o interior da Villa Aldobrandini, lembre-se de garantir sua reserva.

Além das famosas Villas, em Frascati não deixe de visitar a Catedral Do Apóstolo São Pedro e o centro histórico da cidade.

 

Castel Gandolfo

Antes de mais nada, Castel Gandolfo é uma cidade famosa por abrigar a residência de verão do Papa, com vista imperdível para o Lago Albano.

Além disso, a cidade de Castel Gandolfo possui vários locais de interesse arqueológico, como o Palácio de Diocleciano, composto de paredes tardo-medievais e vistas deslumbrantes para o lago.

Tão belo quanto toda a região dos castelos, está o centro histórico da cidade, com a Praça da Liberdade que é decorada com uma pequena fonte de Bernini. O mesmo escultor da igreja de São Tomás, ou seja, tem muita arte para se apreciar.

Conheça mais de Castel Gandolfo no post 2 passeios bate-volta saindo de Roma.

 

Gostaria de fazer um bate e volta de Roma até Castelos Romanos?

Peça um orçamento sem compromisso clicando aqui!

 

Lago de Albano

O lago Albano está na cidade de Castel Gandolfo e é o lago vulcânico mais profundo da Itália (170m).

Este lago e também o lago Nemi são os lagos originários do vulcão “Laziale”, ou seja, ambos fazem parte de um complexo vulcânico chamado Colli Albanise.

 

O lago de Nemi e os navios dos bacanais de Calígula

Também localizado nas colinas dos Castelos Romanos, o lago de Nemi possui uma profundidade máxima de 33 m.

Neste lago, os imperadores Calígula e Tibério velejavam para fugir do calor do verão e serem vistos como partes da força vital da Terra.

No fundo do lago foram descobertos dois gigantescos navios de mais de setenta metros de comprimento realizados por ordem do imperador Calígula. As embarcações eram tão grandes que mais pareciam palácios flutuantes decorados com materiais como mármores, estátuas de bronze e marfim.

O vilarejo de Nemi, onde o lago está localizado, é um gracioso burgo medieval, cenário perfeito para um livro de aventuras, com lagos e templos!

Andando pela cidade é possível curtir as maravilhosas frutas do bosque típicas do verão italiano, as salumerias, os restaurantes a beira lago, um bom vinho e um pequeno parque onde dá para curtir e apreciar a vista do lago.

Um ponto turístico bastante famoso são as ruínas do templo que foi construído em homenagem a deusa grega Artemide e o Museo delle Navi Romane.

 


 

Portanto, caso visite Roma, não deixe de conhecer a região do Lazio!

 

Nós realizamos um passeio que sai direto de roma e com motorista que fala português! Você conhecerá Frascati e Castel Gandolfo (onde encontra-se a residência de verão do Papa), com parada certa no Lago de Albano.