Conheça Todi

Sabe aquelas paisagens que parecem sair de algum filme? Pois bem, Todi é isso e muito mais!

Esta cidadezinha medieval fica às margens do rio Tibe e pode ser inclusa em um roteiro para Perúgia.

Quer saber mais sobre Todi? Continue comigo esta leitura!

Todi

Todi

 

Onde fica Todi?

Se você pretende montar um roteiro na região de Perúgia, Todi é uma ótima opção para um bate volta!

Considerada uma das principais cidades da Úmbria, a paisagem composta por colinas verdes e  arquitetura medieval muito bem conservada, atra diversos turistas do mundo todo.

Localizada entre Terni e Perugia, a cidade é pequena e pode ser visitada em um único dia!

 

Mapa de Todi


Caso você queira agendar um tour privativo, com guia e motorista em português, clique aqui


 

Conheça um pouco da história

Segundo as lendas e estudos arqueológicos, as origens de Todi ainda são misteriosas, mas nós podemos falar sobre elas…

Pela perspectiva da lenda, a cidade foi fundada em 2707 a.C. pela tribo Veii-Umbrian, quando alguns homens acampavam por lá para obras na margens do Tibre, quando uma águia travessa arrancou a toalha de mesa, deixando-a cair no topo da colina atrás.  Após interpretar o fato como uma mensagem de Deus, a cidade foi construída ali e a águia tornou-se o emblema da cidade, reproduzida em inúmeras efígies.

Já de acordo com os arqueólogos, existem vestígios de uma aldeia original, provavelmente etrusca, que tem como data os séculos VIII-VI a.C..

Um dos indícios etruscos está no nome, cuja origem vem de “Tular” ou “tulere” que significa “fronteira”. Com os romanos no poder, o nome passou a ser “Tuder”, posteriormente passando para Tudertum e finalmente o vernáculo Tode , até tornar-se o que conhecemos como Todi.

Com a queda do Império Romano, a cidade sofreu diversos ataques como os dos bárbaros e depois os longobardos que dividiram o território conquistado em ducados e se transformaram em feudatários autoritários. 

Somente a partir do século XIII, Todi teve sua ascensão, com suas muralhas ampliadas e delimitadas pelos portões monumentais da Porta Orvietana, Porta Perugina , Porta Romana e Porta América. 

 

Destaques de Todi

Se você quer explorar a cidade, uma das sugestões é começar pelo miolo da cidade, mais precisamente pela praça del Popolo, considerada uma das praças mais fotogênicas da Itália central, onde fica também o Museu Cívico.

Abaixo da praça existem ainda cisternas romanas, que foram construídas no século I a.C. e impressionam com seus 80m/262 pés de comprimento.

A igreja de  Santa Maria della Consolazione também vale a visita, ela segue um padrão clássico de cruz grega que se tornou moda durante o Alto Renascimento.

Para explorar a história, visite o museu de arqueologia onde estão expostos vasos, cerâmicas, moedas, artigos em bronze, vestimentas e  peças da pré-história.

As melhores atrações para visitar em Todi são:

 


E aí, que tal incluir Todi em seu roteiro? 

Entre em contato clicando aqui e saiba como podemos tornar sua viagem inesquecível!

 


 

Leia também:

Cortona: uma cidade medieval de tirar o fôlego

Veneza: uma cidade única