Conheça as igrejas onde o Papa Francisco rezou pelo fim da pandemia

Papa francisco

Papa francisco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O papa Francisco fez um passeio solitário pelas ruas desertas de Roma onde visitou a basílica de Santa Maria Maior e a igreja de San Marcello al corso.

Na Basílica de Santa Maria Maior, o pontífice rezou diante do ícone de Nossa Senhora Salus populi Romani (protetora do povo romano).

Depois, Francisco percorreu um trecho a pé, em peregrinação, na “Via del Corso” até a Igreja de São Marcelo, onde se encontra o Crucifixo milagroso que, em 1522, foi levado em procissão pelos bairros da cidade para que acabasse a “Grande Peste”.

Com a sua oração, o Santo Padre invocou pelo fim da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid19) que atinge todo o mundo.

 

Que tal conhecer um pouco mais dos locais escolhidos pelo papa?

 

Basílica de Santa Maria Maior em Roma

Segundo a lenda,  João, um representante do imperador, sonhou com a Virgem Maria, que lhe ordenou construir uma igreja no lugar onde estivesse com neve pela manhã.

Ao acordar, o rico senhor pensou que aquele sonho era um absurdo pois, ainda era agosto, a estação de verão.

O mais intrigante é que nesta mesma noite, a virgem Maria apareceu também para o papa Libério e lhe orientou para que subisse a colina do monte Esquilino ao longo do dia a fim de encontrar o local cheio de neve, onde então deveria erguer uma igreja.

Pela manhã foi constatado e enquanto a notícia se espalhava por toda Roma, o papa e João, caminhando por estradas diferentes, seguidos por uma multidão se encontraram no monte Esquilino comprovaram que havia neve.

Com um bastão o papa traçou a área para erguer a igreja que o patrício construiu apenas com o seu dinheiro. Nascia a basílica de Santa Maria da Neve. Alguns pesquisadores dizem que João procurou o Papa Libério para lhe contar seu sonho e que teve uma surpresa ao saber que também o pontífice havia tido a mesma visão.

 

No dia 5 de agosto de 431, a nova igreja, que substituiu a anterior, foi consagrada, com o nome de basílica de “Santa Maria Maior”. Nela foi realizado o primeiro presépio que se tem notícia na Igreja, por isto também ficou conhecida como basílica de “Santa Maria do Presépio”. Na basílica se encontram os primeiros e mais ricos mosaicos alusivos a Nossa Senhora e é, de fato, um dos maiores e mais belo santuário mariano de toda a cristandade.

 

Conheça o ícone da Virgem Maria invocado pelo papa

 

Salus Populi Romani

Salus Populi Romani em português  significa ‘Protetora do Povo Romano’ e nada mais é  é um título dado no século XIX para o ícone bizantino de virgem com o Menino Jesus.

O Papa Francisco rotineiramente venera esta imagem, após cada viagem internacional e também neste momento de pandemia, onde realizou orações por todos os povos.

santa maria maior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porque este ícone tem estreita ligação com a história dos papas e da Cidade Eterna

Acredita-se que São Lucas teria pintado esta imagem, que passou a ser invocada como a protetora do povo romano em momentos de pestes, desastres naturais e guerras, ao longo da história.

No ano de 590, Roma foi atingida pela peste negra, uma das piores da humanidade. A doença se manifestava através da peste bubônica, transmitida através de pulgas e ratos infectados e da peste pneumônica, contraída pelas vias respiratórias a partir do contato com outras pessoas.

Foi nesse cenário desolador que o Papa Gregório Magno fez levar pelas ruas de Roma o ícone de Maria Protetora do povo Romano e a peste cessou.

 

San Marcello al Corso

O papa Francisco se dirigiu a igreja San Marcello al corso para rezar diante do Crucifixo milagroso.

San Marcello al Corso ou Igreja de São Marcelo no Corso é uma igreja titular de Roma, dedicada ao papa Marcelo I e localizada na Via del Corso.

 


 

Leia Também:

A maravilhosa Capela Sistina

2 passeios bate-volta saindo de Roma

Que tal planejar sua viagem para a Itália?