Catacumbas de Roma

As catacumbas de Roma carregam tanto a história da humanidade quanto informações e símbolos que retratam uma época antiga do Cristianismo.

Nas catacumbas, podemos contemplar numerosas pinturas de santos e símbolos cristãos primitivos que representam vários acontecimentos e personagens que aparecem nas Sagradas Escrituras, como se pudéssemos mergulhar na antiguidade.

 

Catacumbas de São Calisto

Ao longo da antiga Via Appia romana, encontramos três conjuntos de catacumbas. Dentre elas as que mais se destacam são as de São Calisto.

Construídas entre os anos 250 e 300,  suas galerias ocupam mais de 15 hectares, têm mais de 20 quilômetros e chegam a 60 metros de profundidade.

São Calisto é também referida como “o Pequeno Vaticano” pois, esta área preservou os restos mortais de 16 papas e de 50 mártires. Nove desses papas foram enterrados diretamente na Cripta dos Papas, incluindo o Papa Ponciano, o Papa Antero, o Papa Fabiano, o Papa Lúcio I e o Papa Eutiquiano.

Catacumbas

A cripta dos Papas (foto: Dnalor 01/Wikimedia commons/CC-BY-SA 3.0)

 

Dica: Um ponto de grande apreciação são as pinturas dos primeiros dias do cristianismo, que ainda estão visíveis, juntamente com estuque e mosaicos grafitados.

 

Catacumba de São Sebastião

Também situadas na Via Appia Antica, os 12 quilômetros das catacumbas de São Sebastião escondem passadiços, túneis e galerias impressionantes!

O nome da catacumba foi dado pois, nela enterrado o mártir São Sebastião e é provável que, os restos dos apóstolos Pedro e Paulo também passaram por aqui.

Ao longo do percurso, você poderá contemplar diversos frescos, epígrafes, pinturas, e um busto de São Sebastião, cuja autoria está atribuída ao famoso Bernini.

Acima da catacumba, foi construída uma basílica a mando de Constantino I, imperador responsável por legalizar a religião cristã e acabar com a perseguição aos cristãos, e em seu interior está o túmulo de são Sebastião.

 

Basílica de São Sebastião Extramuros

São Sebastião Extramuros também é conhecida como Basílica de São Sebastião das Catacumbas por causa das catacumbas de são Sebastião.

Essa basílica é um lugar de importância histórica, cultural e religiosa, que de fato vale a pena ser visitada.

 

Leia também: Turismo religioso na Itália

 

Catacumbas de Priscila

Localizadas na Via Salária, no quartiere Trieste de Roma, as catacumbas de Priscilla estão situadas num local que foi uma pedreira na antiguidade.

Conhecida como a “rainha das catacumbas” da Roma cristã primitiva, antes de mais nada, são consideradas uma das mais antigas catacumbas encontradas em Roma.

Por conta da sua importância entre os antigos cristãos, as paredes são decoradas com diversas pinturas cristãs que datam, em sua maioria, do século III. Essas imagens são simples e de fácil compreensão – que é uma característica da Arte Paleocristã.

Após ser fechada para restauração, em 2013 as catacumbas  foram reabertas para visitação.

No dia de finados de 2019, o papa Francisco visitou as catacumbas de Priscila afim de dedicar uma palavra aos”cristãos perseguidos” e que ainda precisam esconder sua fé.. Leia mais.

Em uma antecipação da associação insólita entre História e tecnologia, antiguidade cristã e internet, a PCAS assinou um acordo com a gigante da internet, Google, dessa maneira você poderá realizar um passeio virtual de 360 graus neste tour virtual. 

Um das imagens mais antigas de Nossa Senhora foi encontrada nesta Catacumba, datada de cerca do ano 150. Na imagem em questão, Maria parece estar amamentando o Menino Jesus no colo.

Virgem Maria amamentando Jesus


Ficou curioso para visitar as Catacumbas pessoalmente?

Com certeza esta é uma visita que vale a pena! No entanto, a primeira coisa a se saber antes de visitar qualquer catacumba é que lá dentro faz muito frio dentro, podendo fazer até 15 graus a menos em relação à temperatura ambiente.

Para agendar seu passeio, entre em contato conosco.