A maravilhosa Capela Sistina está localizada no conjunto de Museus do Vaticano e, sem sombra de dúvida, não pode ficar fora do seu roteiro!

 

Nela é possível apreciar uma das obras mais emblemáticas de toda a Renascença Italiana, e que hoje é considerada uma das mais famosas obras-primas do mundo: A Criação de Adão e o Juízo Final de Michelangelo.

A Capela

A Capela Sistina foi construída entre 1473 e 1483 pelo arquiteto Giovanni de Dolci para ser o oratório privado do para Sisto IV.

Com o objetivo de embelezar o Vaticano, o papa Júlio II, mandou Michelangelo decorar a abóboda do teto da capela, então ornada com um painel de estrelas douradas sobre um fundo azul.

Michelangelo por sua vez, relutou em aceitar mas, acabou cedendo sem imaginar tamanho trabalho em que se submeteria nos anos seguintes, até completar o Juízo Final.

Segundo o site Super interessante, Michelangelo não queria o serviço pois, considerava a pintura uma arte inferior e preferia esculpir. Um segundo motivo para não aceitar o convite era que o artista não se dava bem com o papa Júlio II, que fez a encomenda.

 

Em 1505, ele se envolveu com a construção de um túmulo papal e ficou oito meses na cidade de Carrara, famosa por seus mármores, selecionando pedras para a obra. Só que outro escultor, Bramante (1444-1514) caiu nas graças da Igreja e assumiu o projeto. Michelangelo topou decorar a Sistina para provar a todos do que era capaz.

 

Hoje, a capela é o local onde ocorrem o Conclave e outras cerimônias oficiais feitas pelo Papa.

 

 

Tapeçarias de Rafael 

Para celebrar o 500º aniversário da morte do artista Rafael, as 12 obras partes da tapeçaria de Rafael serão expostas por tempo limitado dentro da Capela Sistina.

Elas poderão ser vistas na Capela Sistina, onde ficaram entre o momento em que Michelangelo terminou de pintar o teto, em 1512, e aquele em que começou a pintar a grande parede do Juízo Final, atrás do altar principal, em 1536.

Pela primeira vez em séculos, todas as 12 tapeçarias criadas por Rafael foram penduradas nas paredes mais baixas da Capela Sistina como parte dos eventos que marcam o 500º aniversário da morte do artista (no dia 6 de abril).

Imperdível, não é mesmo?

 

Afrescos do Teto da Capela Sistina

Os afrescos do teto da Capela Sistina foram pintados por Michelangelo Buonarroti, e levaram cerca de quatro anos (1508 a 1512) para ficarem prontos.

A técnica chamada afresco, se trata da pintura feita sobre uma argamassa de cal e areia.  E, como esse tipo de trabalho seca rápido, Michelangelo estudou muito bem as imagens planejava recriar.

A divisão das pinturas do teto são feitas em nove painéis que representam cenas do livro do Gênesis, ressaltando uma ligação entre os primórdios da história do homem e a vinda de Cristo, o qual sua figura não se encontra na composição pictórica do teto.

 

A criação de Adão

A criação de Adão se trata de uma das imagens mais difundidas e reconhecidas mundialmente.

Na obra, Adão está languidamente recostado, como se com preguiça e quase que obrigando Deus a um último esforço para conseguir tocar nos dedos de Adão e assim lhe poder dar a centelha da vida.

Segundo o site Cultura Genial, Ao contrário da figura “preguiçosa” de Adão, Deus é dotado de movimento e energia e até os seus cabelos se movem com a brisa invisível. Debaixo do seu braço esquerdo, Deus leva a figura de Eva que intimamente segura no seu braço e pacientemente espera que Adão receba a centelha da vida para também ela poder recebê-la.

Criação de Adão - Michelangelo

Criação de Adão – Michelangelo

 

Horários

Os Museus do Vaticano e a Capela Sistina abrem às 09:30 da manhã e fecham às 18:00 horas.

Atenção: O limite de horário para a entrada é até às 16:00 horas.

Fechado aos domingos, com exceção ao último domingo de cada mês, quando a entrada é gratuita. 

 


Reserve agora mesmo um tour do Vaticano, incluindo os Museus do Vaticano, a Basílica e é claro, a tão esperada Capela Sistina.

+39 328 766 2660 ou pelo formulário de contato.


 

Leia Também:

2 passeios bate-volta saindo de Roma

Sorteio Instagram

Você conhece a história da pizza?