Pistoia, Toscana

Se você busca fugir daquela rota de turismo tradicional, você precisa incluir Pistoia em seu roteiro!

Localizada entre Lucca e Florença, a cidade já foi eleita a capital da cultura em 2017 e com toda a certeza irá te encantar, principalmente por guardar um pouquinho da história do Brasil da época da 2ª Guerra Mundial.

Quer saber mais sobre Pistoia? Continue comigo esta leitura!

Pistoia

Pistoia

 

Onde fica Pistoia?

Pistoia fica no meio do caminho entre Florença e Lucca e se torna uma ótima opção de base, caso seus passeios estejam concentrados naquela região. Esta é uma daquelas cidades menos conhecidas que merecem ser descobertas!

Localizada a 30 minutos de Florença, oferece muitas atrações que valem a visita. Continue e leitura e descubra o que visitar.

 

Mapa de Pistoia


Caso você queira agendar um tour privativo, com guia e motorista em português, clique aqui


 

Conheça um pouco da história

Vamos falar de passado… mais precisamente das origens de Pistoia que remontam ao período romano, quando no início do século II d.C., a cidade era um centro fortificado que servia de base para legiões.

Ao longo dos séculos, a cidade passou por vários momentos importantes, como quando tornou-se um bispado, no século V, e posteriormente  saqueada pelos godos de Radagaiso (405 d.C.).

O poder de governar passou pelos lombardos, francos e otolíngios, e a partir de 1105 a cidade passou a ser governada pelos cônsules, a mais antiga forma de judiciário democrático.  já no ano de 1177 a cidade teve seu primeiro estatuto, considerado um dos primeiros da Itália.

 

Destaques de Pistoia

Antes de mais nada, vale ressaltar que a cidade foi eleita a Capital da Cultura da Itália em 2017 por oferecer muitas experiências turísticas, bela arquitetura, igrejas medievais, bibliotecas futuristas e ótima gastronomia.

A cidade ainda preserva muralhas medievais que cercam a cidade e dentro delas, atrações como a Piazza del Duomo, a Cattedrale di San Zeno, o Batistério, o Palazzo dei Vescovi, o Palazzo del Comune, o Palazzo Pretorio e muito mais.

Como dito anteriormente, a cidade reúne um pouco da história do Brasil, já que por lá existe um Monumento Votivo Militare Brasiliano, criado para homenagear a participação dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial, já que na época, cerca de 25 mil soldados brasileiros lutaram do lado de aliados.

Além dos monumentos, Pistoia recebe durante o verão, o Blues Festival, considerado o maior festival de música da Toscana, na espetacular Piazza del Duomo.

Uma outra atração para quem deseja ter uma visão mais crua da vida medieval é o subterrâneo do Ospedale del Ceppo, que no século 13 recebia os doentes da peste negra.

 

As melhores atrações para visitar em Pistoia são:

 

 


E aí, que tal incluir Pistoia em seu roteiro? 

Entre em contato clicando aqui e saiba como podemos tornar sua viagem inesquecível!

 


 

Leia também:

Cortona: uma cidade medieval de tirar o fôlego

Veneza: uma cidade única