Pratos típicos de Roma

A cultura de Roma é algo impossível de mensurar, além de ser um verdadeiro museu a céu aberto, a parte gastronômica é uma verdadeira aula de história!

Então, te convido para esta imersão gastronômica de dar água na boca! Vamos conhecer a origens dos principais pratos romanos? Continue comigo nesta leitura!

 

Trippa alla Romana

Vamos começar pela Trippa alla Romana, por ser um dos pratos mais antigos e tradicionais da cultura romana, que normalmente você encontra no almoço de sábado em muitas trattorias de Trastevere e Testaccio.

A receita tradicional exige ingredientes frescos, com destaque para a estela do prato, que é o estômago bovino, um alimento rico em proteínas, que antigamente alimentava as classes mais baixas e, sobretudo, para os trabalhadores dos matadouros, pagos parcialmente com sobras de açougue.

Além de Roma, as tripas estão presentes na cultura de outras cidades como em Milão, cozidas com feijão branco e na Sicília, combinadas com ervilhas e assim por diante.

 

 

 

 

 

 

 

 

Apesar do costume estar desaparecendo rapidamente, este prato é uma das formas mais saborosas de curtir sua viagem pra Roma!

 

Carciofi alla romana

A alcachofra é um dos produtos em destaque quando se fala da gastronomia de Roma.

Falando um pouco da história da alcachofra, ela começou então a ser cultivado na Sicília nos primeiros séculos dC. e viajou lentamente para o norte por toda a Itália no final da Idade Média.

Em Roma existem duas receitas principais, a Carciofi alla Romana e Carciofi alla Giudia. 

A Carciofi alla Giudia tem origem judaica e são alcachofras fritas duas vezes, já a Carciofi alla Romana são as alcachofras são cozidas no vapor com salsa, alho e mentuccia (nepitella). 

 

Spaghetti alla carbonara

Agora, vamos entrar em um assunto polêmico, a carbonara!

Carbonara

Carbonara

 

 

 

 

 

 

 

 

Apesar de não ter uma origem exata, já que cada um tem uma teoria, existem algumas hipóteses de que ela tenha surgido quando as tropas anglo-americanas chegaram ao Lazio durante a II Guerra Mundial.

Composta de poucos ingredientes, a receita leva alguma gordura de porco (bacon, pancetta ou guancialle), queijo (pecorino, grana padano, parmesão ou mistura destes), gemas e pimenta-preta. 

 

Pasta all’Amatriciana

Apesar de muito famoso nas tabernas e trattorias Romanas, a Pasta all’amatriciana foi criado em Amatrice, província de Rieti, com  3 ingredientes: pecorino, guanciale e molho de tomate.

Como existem muitas variações desta receita, é difícil afirmar com precisão qual seria a receita original. A primeira menção da receita com tomate e tudo, vem dos livros The Modern Apicius, do famoso chef romano Francesco Leonardi , que o serviu em um luxuoso banquete organizado pelo papa Pio VII no Quirinale, em homenagem a Francisco I, imperador da Áustria. 

Desde então, o prato se tornou bastante popular em Roma, e muitos anfitriões levaram o apelido de Matriciani para indicar a profissão.

 

Gnocchi alla Romana

Este último clássico da gastronomia é feito com sêmola, leite, ovos, manteiga e parmesão. Embora sejam chamados de “gnocchi”, eles são cozidos diretamente no forno e são reconhecíveis por sua forma clássica de disco.

Suas origens também são incertas, alguns acreditam que esta receita tenha surgido no Piemonte, já que os ingredientes pouco têm a ver com os típicos romanos. Mas, como toda a receita tem sua contradição, existem relatos  históricos que situam sua origem em Roma.

A começar pelo escritor e gastrônomo Pellegrino Artusi, que inseriu a receita em seu livro La Scienza in cucina e l’arte del mangiar bene, de 1891 como um dos 7 pratos romanos. Mais tarde, Ada Boni também a mencionou em seu livro Roman cuisine (1929).

Independente da sua origem, podemos afirmar com certeza que os nhoques de estilo romano são certamente uma das receitas mais populares de Roma.

 


 

Leia também:

5 curiosidades sobre Milão

Primeira vez na Itália? Confira quais cidades conhecer!