A Nápoles de Elena Ferrante

Se você conhece o romance “l’amica geniale” ou a amiga Genial em português, com toda a certeza, deve conhecer a autora Elena Ferrante!

Ela, que preserva sua identidade com um pseudônimo, conseguiu atrair os olhos do mundo todo para Nápoles por conta da quadrilogia que compõe a história de uma amizade entre duas mulheres durante toda a vida.

A autora que permanece no anonimato, utilizando seu pseudônimo, conseguiu mesclar o contexto histórico da Itália, com a amizade de Lila e Elena, retratando confrontos políticos, como o embate entre o proletariado das fábricas, retratando também a volta do fascismo.

Os livros desta quadrilogia são: A Amiga Genial (2011), História do Novo Sobrenome (2012), História de Quem Foge e de Quem Fica (2013), e História da Menina Perdida (2014).

Mas hoje, te convido a permanecer comigo neste artigo para conhecer os locais onde se passa o romance, vamos explorar Nápoles pelos olhos de Ferrante?

 

o “efeito Ferrante”

Depois que o primeiro livro de Ferrante se transformou em série “A Amiga Genial”, a curiosidade pela região no sul da Itália aumentou ainda mais. O chamado “efeito Ferrante” trouxe os holofotes para dentro do bairro Rione Luzzatti, que fica numa área um pouco isolada do resto da cidade.

 

Rione Luzzatti

Construído durante o período fascista, o bairro Rione Luzzatti de Nápoles descreve o retrato de uma época! Composto por apartamentos de quatro andares (bem típicos na época) e suas ruas largas que circundam os blocos habitacionais.

Com o sucesso do romance de Ferrante, a procura pelo local, que nunca foi turístico, foi crescendo esporadicamente.

Antes eram apenas pequenos grupos que procuravam visitar, mas agora se é possível passear de ônibus e com roteiros organizados, que visitam os pontos principais do cenário da vida de Lila e Elena.

Um ponto que podemos destacar no bairro é a biblioteca frequentada pelas meninas ainda pequenas, atualmente decorada com um mural onde se vê a imagem dos atores que na série vivem a professora Oliviero e o professor Ferraro.

 

L’amica Geniale

Lila e Elena são as protagonistas do livro L’amica Geniale, “a amiga genial” em Português, escrito por Elena Ferrante.

Napolitana, a autora conta com maestria a história de duas amigas, que transita além do bairro citado acima, também por pontos turísticos históricos de Nápoles, como a Piazza Dei Martiri e a Piazza Trieste e Trento.

 

Piazza Dei Martiri

A Piazza dei Martiri fica bem no coração do bairro de Chiaia. Ela é o ponto de partida das ruas comerciais napolitanas e na trama da série que adaptou o livro, abriga a sapataria onde Lila trabalha depois de se casar com Stefano Carracci.

Esta praça, que tem uma forma triangular e é dominada pelo Monumento da Coluna dedicado a todos os napolitanos (Mártires) que caíram pela liberdade durante as revoltas anti-Bourbon.

 


E aí, você já assistiu a série? Também tem curiosidade de conhecer os pontos turísticos de Nápoles?

Envie-nos uma mensagem e saiba como podemos te ajudar!

 

Leia também:

O que visitar perto de Roma?

Verão na Itália: conheça 5 cidades imperdíveis!