Bérgamo

Vamos passear pelos arredores de Milão? Hoje nosso tour virtual desembarca em Bérgamo!

 

 

 

 

 

 

 

Esta cidade que ficou muito marcada pelo coronavírus, deixou na memória de todos aquele 18 de março fúnebre, onde muitos cadáveres foram transportados. Mas, como a maioria das cidades turísticas italiana, Bérgamo vem se reerguendo.

Essa introdução foi para lembrar você que apesar de ter vivido dias difíceis e obscuros, a vida sempre continua e, neste caso, o turismo continua sua retomada também.

 

Onde fica?

Localizada ao norte de Itália, Bérgamo é uma verdadeira joia a ser descoberta.

Como fica a 50 km de Milão, é possível chegar à cidade de carro, ônibus, trem e avião. Se preferir, poderá agendar um tour bate volta conosco, saindo de Milão clicando aqui.

Mas, vamos conhecer um pouco mais da história?

Antigamente, por volta do século 400 a.C., surgem os primeiros indícios de assentamento de uma vila celta na colina onde hoje é a cidade de Bérgamo. Não é por acaso que a origem do nome da cidade deriva do celta Bèrghem, nome ainda usado no dialeto bergamasco e que significa “casa sobre a colina“.

Com o passar dos anos, a cidade passa pela colonização romana em 197 a.C., e posteriormente, em 49 a.C. foi reconhecida como município de Roma.

Depois do período de domínio romano, a cidade caiu de mão em mão, passando de lombardos, a francos e por fim, foi para um bispo que construiu toda a defesa da cidade por meio de muros.

O ano de 1098 foi importante para a população de lá, já que se tornaram livres, sob a jurisdição de cônsul. Nesse interim, a Basílica de Santa Maria Maggiore e do Palazzo della Ragione foram erguidos na cidade alta.

Com o domínio dos Venezianos, foi criada uma esplêndida herança arquitetônica, histórica e cultural que podem ser revisitadas bem no que hoje é o centro histórico.

Porém, antes de ser propriedade de Veneza, mais precisamente no ano de 1428, Bérgamo foi governada por um visconti, antes de chegar as mãos do leão de San Marco que reforçou a defesa local, por meio de muros altíssimos.

 

Pontos Turísticos

No parágrafo anterior você me viu mencionar a cidade alta. Pois bem, assim como outras cidades italianas, existe uma divisão na cidade, que foi se construindo ao longo dos anos. Atualmente temos em Bérgamo a cidade alta e a cidade baixa.

 

Bérgamo alta

A maior parte da história da cidade ainda está conservada na cidade alta, principalmente a parte da história construída sob domínio de Veneza.

Um dos pontos que mais chamam a atenção, são os muros venezianos que datam do século XV. Ao todo são quatro portões construídos ao redor das muralhas da Cidade Alta: Porta Sant´Agostino, Porta de San Giacomo, Porta San Alessandro e a Porta di San Lorenzo (Porta Garibaldi).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pelas suas ruelas estreitas, ainda existem muita preservação do que foi a Idade Média, alguns pontos turísticos que podemos destacar para visitação são:

  • Torre del Gombito (fechada temporariamente)
  • Basilica di Santa Maria Maggiore
  • Piazza Duomo
  • Piazza Vecchia
  • Palazzo della Ragione
  • Fontana Contarini
  • Palazzo Nuovo
  • Palazzo del Podestà e a Torre Cívica
  • Accademia Carrara
  • Porta San Giacomo e muralhas venezianas

 

Bérgamo baixa

Na parte baixa ficam as principais áreas residenciais, a sede da prefeitura, a estação de trem e a maior parte das atividades comerciais e econômicas da cidade. Por lá alguns pontos turísticos podem ser visitados como:

  • Torre dei Caduti
  • Porta Nuova
  • Teatro Gaetano Donizetti

 

E também por lá é o local ideal para quem procura fazer compras, principalmente nas vias Vialle Pappa Giovanni XXIII, na Via Sant`Alessandro e na Via XX Settembre.

As melhores atrações para visitar em Bergamo são:

 


 

Leia também:

Basílicas menores de Roma

Cortona

5 curiosidades sobre a Capela Sistina