5 curiosidades sobre a Capela Sistina

Considerada uma das maiores obras de arte da humanidade, a Capela Sistina faz parte do Museu do Vaticano: um conglomerado de museus onde estão diversas coleções de arte valiosíssimas de todo o mundo!

No passeio virtual de hoje, te convido a conhecer algumas curiosidades… Vamos embarcar?

Antes de falarmos da capela em si, aqui vale um parênteses sobre o Museu do Vaticano. Ele faz parte do passeio da capela e engloba diversos museus, galerias e obras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mas agora, vamos falar da capela! 

 

1. A capela e os conclaves da Igreja Católica

Você sabia que é na Capela Sistina que um novo papa é escolhido?

Este rito,que se repete desde 1492 sem interrupções, tem como tradição, acompanhar o novo papa até a Camera Lacrimatoria à esquerda do altar. A origem do nome, seria por conta das lágrimas de emoção derramadas pelo novo eleito.

 

2. Inspirada no Templo de Salomão

Um outro fato curioso sobre a capela é que ela foi inspirada no Templo de Salomão e sua decoração em afrescos, pintada pelos maiores artistas da Renascença.

O projeto arquitetônico foi assinado por Baccio Pontelli, e possui as mesmas dimensões do Templo de Salomão, de acordo com as medidas relatadas no Antigo Testamento: 40,93 metros de comprimento, 13,41 metros de largura e 20,70 metros de altura.

 

3. O Juízo final

Ainda falando de curiosidades… Você sabia que entre a realização das pinturas no teto da Capela Sistina e o afresco do Juízo Final existe um arco de tempo de 21 anos?

Além de Michelangelo, diversos outros grandes artistas como Rafael, Sandro Botticelli, Domenico Ghirlandaio, Pietro Perugino, Signorelli, Cosimo Rosselli trabalharam nas pinturas.

Falando especificamente sobre o Juízo final, vale ressaltar que esta obra levou cerca de sete anos para ser concluída. Após produzir “A Criação”, deixou Michelangelo deixou Roma e foi chamado somente trinta anos depois, quando já tinha mais de 60 anos, para pintar o “Juízo Final”, a pedido do Papa Paulo III.

 

4. Origem do nome

O nome “Sistina” é uma homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Ele construiu também a Ponte Sisto, que liga Trastevere ao bairro antigo de Roma.

 

5. A criação de Adão

A criação de Adão, uma das imagens mais famosas da Capela Sistina, representa o episódio do Gênesis em que Deus dá a vida a Adão.

Um outro ponto interessante de ressaltar é que Michelangelo mudou a representação de Deus, que até então tinha uma mão apontando para baixo através das nuvens. Esta obra é a primeira reprodução de Deus com um corpo musculoso e uma longa barba branca, uma alusão ao deus grego Zeus.

Capela Sistina

 

Para agendar uma visita com guia especializado e em português, por favor entre em contato conosco clicando aqui.

 

Informações site oficial da Capela

 


 

Leia também:

Vinci

Maratea

Pisa