O que visitar em Nápoles?

“Veja Nápoles e depois morre”, já dizia Goethe em sua carta de 02 de março de 1787. E os motivos vão muito além do que podemos escrever…

Além de dispensar apresentações, ser famosa pela pizza, paisagens e é claro, pelo imponente Vesúvio. Nápoles reúne uma série de locais indescritíveis.

Hoje nosso passeio virtual tem parada obrigatória na cidade, Vamos conhecer quais lugares você deve visitar?

Napoles

Napoles

Castelo do Ovo

Localizado em um dos principais cartões postais de Nápoles, na orla marítima, o Castelo do Ovo é parada obrigatória para quem deseja ter aquela vista privilegiada do golfo.

Diz a lenda que dentro do castelo existe um ovo, escondido pelo poeta romano Virgílio. Ele seria um tipo de talismã que protege até hoje a cidade. Caso este ovo se quebre, dizem que não somente o castelo desmoronará, mas sim toda cidade.

No último andar deste castelo, você poderá apreciar toda a vista para o Golfo de Nápoles.

Castelo do Ovo

Castelo do Ovo

 

 

 

 

 

 

O Cristo Velato e a misteriosa Cappella Sansevero

Você já ouviu falar da escultura Cristo velato? Ela faz parte de uma das riquezas abrigadas dentro desta capela.

As obras esculpidas em mármore são impressionantes! Elas demonstram toda a técnica dos artistas, expressas em cenas de extrema dificuldade.

O Cristo velato, presente na Capela, é considerada uma obra-prima de Giuseppe Sanmartino, que representou Jesus falecido e coberto por um fino lençol. É de tirar o fôlego!

Napoli, Cappella Sansevero

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos proprietários do Palazzo e da Cappela era o controverso príncipe Raimondo di Sangro, um alquimista maçônico que foi excomungado por suas experiências com corpos humanos.

Na cripta da capela os corpos chamados de “máquinas anatômicas” impressionam: Dois esqueletos, um masculino e outro feminino, que conservaram íntegros todo o sistema cardiovascular.

Não se sabe ao certo como o sangue desses corpos foi solidificado mas, a teoria comum é de que foi injetado mercúrio nas veias.

Foto: David Sivyer

Foto: David Sivyer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estes corpos serviam de estudo tanto para o príncipe, quanto para Giuseppe Salerno.

 

Museu Arqueológico Nacional de Nápoles

Se você busca entender o dia a dia dos povos de Pompéia e Herculano, este é o lugar!

Por meio de uma beleza história incalculável, parte dos itens expostos neste museu foram trazidos de Pompéia. Ao visitá-lo você poderá apreciar mosaicos, estátuas e até mesmo pinturas da Roma Antiga extremamente conservadas.

Além de diversos artefatos que retratam o dia a dia das civilizações engolidas pelo vulcão, também estão presentes obras-primas da Grécia Antiga, como o famoso Doríforo de Polícleto.

Museu Arqueológico Nacional de Nápoles

Museu Arqueológico Nacional de Nápoles

 

Saiba mais sobre o Museu.

Uma outra parte que chama a atenção dos visitantes é também a seção egípcia.

 

Catacumbas de San Gennaro 

As catacumbas fazem parte de um daqueles passeios misteriosos…

San Gennaro, o padroeiro da cidade, teve seu corpo trazido ali e, juntamente com diversos fiéis que morriam anos depois e desejavam ser sepultados perto do santo.

Atualmente, os corpos das tumbas foram transferidos para diferentes cemitérios de Nápoles por motivos de salubridade.

O que se encontra ao passear por elas, são antigos afrescos e retratos em ruas, salas e igrejas, parecem ser uma verdadeira cidade subterrânea.

Catacumbas de San Gennaro

Catacumbas de San Gennaro

 

Museu Nacional de Capodimonte 

Inaugurado no ano de 1957, o Museu Nacional de Capodimonte, fica dentro do palácio de mesmo nome na área de Capodimonte.

Reggia di Capodimonte

Reggia di Capodimonte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste palácio, diversas galerias poderão ser visitadas, tanto de arte antiga, quanto arte contemporânea e até mesmo um apartamento histórico.

O Museu Capodimonte possui 47.000 obras de arte que formam uma das maiores e mais complexas coleções de arte medieval, moderna, moderna e contemporânea do mundo.

Nas galerias, são exibidas grandes obras de artistas consagrados como: Michelangelo, Caravaggio, Rafael, Ticiano, Botticelli, Simone Martini, Giovanni Bellini, Colantonio, Artemisia Gentileschi, Jusepe de Ribera, Battistello, Luca Giordano, Mattia Preti, Francesco Solimena, Carracci, Guido Reni, Lanfranco, Bruegel, o Velho, e Van Dyck, para citar alguns.

Acesse o site do museu


 

Que tal incluir estes locais em sua programação de Nápoles?

Fale conosco caso precise de um roteiro personalizado.

Clique para entrar em contato

 


Leia também:

Ilha de Procida

Vulcão Etna