Como os italianos comemoram o ano novo?

Shows, fogos e festas são as maneiras mais tradicionais de se comemorar o ano novo pelo mundo todo, não é mesmo?

Mas será que nas origens italianas existes curiosidades e especificidades relacionadas a passagem de ano? Vamos descobrir juntos?

 

Capodanno (ano novo)

As comemorações do réveillon italiano são chamadas de “Capodanno”. Além das mais tradicionais, que ocorrem em praças públicas e com a família, os italianos também comemoram em restaurantes, hotéis, pousadas, casas de amigos e até mesmo no fazenda.

Uma outra tendência que vem crescendo, são as festas privadas em boates, que contam a presença de famosos DJs para animar os presentes, como diz o site Isto é.

 

Significado da festa

Ao contrário dos brasileiros, que comemoram com muita intensidade, a noite do dia 31 tem um clima diferente, já que o ano dos italianos não se inicia em janeiro/fevereiro.

Entre o Natal e Ano Novo, normalmente, as aulas param na semana do Natal e retornam logo após o dia 06 de janeiro.

Como encerramento das festas, ocorre o dia da Epifania, que nada mais é do que a festa da Befana ou seja, uma bruxa criada da fantasia popular, e uma figura  folclórica italiano e famosa entre a criançada.

 

Peças vermelhas

Para os italianos, o costume e relação as roupas é de vestir alguma peça vermelha.

Antigamente era recomendado que esta peça fosse uma lingerie, já no dias de hoje, qualquer peça basta.

Lentilhas

Assim como no brasil, o consumo de lentilha é uma tradição presente em toda Itália. Normalmente ela está associada ao dinheiro e abundância.

Normalmente elas são associadas ao “cotechino” ou “zampone”; o porco, que também são símbolos de um ano cheio de prosperidade.

 

Uvas

Assim como a tradição espanhola, a tradição é para que se coma uma uva para cada badalar do sino na meia noite. Tudo para dar boa sorte!!

 

 

Ano novo em Ferrara

São poucas são as que se organizam para a grande virada. Um exemplo disso é na cidade de Ferrara, na Toscana, que realiza uma belíssima queima de fogos no castello Estense, totalmente imperdível!


 

Além destas tradições citadas no post, uma coisa que não falta é champagne, e aí, te convido para um brinde:

Que possamos ter um ano com muita saúde, que a vacina seja acessível a todos para que possamos retomar nossas vidas normalmente.

Espero encontrar você aqui na Itália, Buon anno a tutti!!

 


Leia também:

Bérgamo, Lombardia

Turim, Itália