Parque dos Monstros

Na província de Viterbo, bem pertinho de Bomarzo, mais precisamente a 69 km de Roma, está localizado o Parque dos Monstros, também conhecido como Bosque Sagrado ou a Vila das Maravilhas.

Este parque peculiar foi  idealizado pelo arquiteto Pirro Ligorio (conhecido por dar continuidade à Capela Sistina após a morte de Michelangelo) e inaugurado em 1552, por pura arte, para admirar e desorientar seus visitantes.

À primeira vista, o que mais chama a atenção são as figuras mitológicas, as vezes grotescas, animais e personagens mitológicos, além de monstros. Contradizendo o que normalmente se via entre os ricos da época que preferiam encomendar jardins e fontes maravilhosas.

 

Mas por que construir um parque assim?

De acordo com o site G1, o parque foi construído a pedido do príncipe Pier Francesco Orsini, conhecido como Vicino, com objetivo de criar um local para “distrair o coração”.

Entre as figuras representadas nas esculturas de pedra do Parque dos Monstros, há dragões em luta, um elefante matando um guerreiro, sereias, leões, ogros, esfinges e a personagem da Bela Adormecida. Também há uma casa torta e pequenos templos.

Após a morte de Vicino, o parque dos monstros ficou abandonado por séculos, até que posteriormente, foi restaurado e reaberto à visita de turistas.

 

O parque dos Monstros

Logo na entrada do parque, duas esfinges nos convidam indagam a questão: será que as maravilhas do bosque sagrado foram feitas para nos enganar ou por pura arte?

Ainda não se sabe a conexão entre as obras, qual a mensagem na sucessão entre monstros e ninfas, dragões e deuses mas, que tal explorar as mais conhecidas?

O Orco

Considerado o símbolo do parque, o orco se trata de uma cara gigante com a boca escancarada. É uma gruta escavada no tufo (pedra local) com uma mesinha e bancos ao longo dos muros.

Logo na entrada encontramos a escrita “cada pensamento voa”, esta inscrição alude ao fato que no interior da gruta, o som se amplifica e se distorce, criando assim, uma impressão fantasmagórica.

O orco

O orco

 

 

 

 

 

 

 

 

A Casa Pendente

Um outra obra muito interessante do parque dos monstros é a Casa Pendente.

Construída sobre uma rocha inclinada, que anteriormente era a porta de entrada para o parque original. A sensação que nos causa é de completa desorientação.

 

A casa pendente

Foto por: Claudius_Ziehr

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De modo geral, passear pelo parque nos transporta a uma viagem única e inesquecível, totalmente diferente e inesperada.

O Parque dos monstros, impressionou até mesmo Salvador Dalí, que durante a sua visita em 1948, declarou que o bosque era uma invenção histórica única. Veja o vídeo de Salvador Dalí em Bomarzo.

Bruno Zevi, arquiteto e urbanista italiano, historiador e crítico da arquitetura modernista citou:

“Uma engrenagem de sensações…capaz de confundir as idéias, de conquistar emotivamente, de envolver-nos em um mundo onírico, absurdo, lúdico e edonístico.”

E você?

Que tal aventurar-se pelo parque que impressionou os grandes artistas?

 

Agende este tour com transfer saindo de Roma clicando aqui.

 


 

Nossos agradecimentos aos amigos do viagginblog !

 


Leia também:

City Tour Panorâmico em Roma

Passeios ao ar livre: Ostia Antica

Passeio ao ar livre: Villa Borghese em Roma