Conheça Civita di Bagnoregio e Orvieto

No artigo de hoje iremos explorar a região da Úmbria, explorando as impressionantes cidades medievais de Orvieto e Bagnoregio. Acompanhe esta leitura!

Civita di Bagnoregio

A menos de duas horas de Roma, esse encantador vilarejo fica localizado na província de Viterbo, e é considerado um dos mais bonitos de toda Itália!

 civita-di-bagnoregio

civita di bagnoregio

Um pouco da História

Civita di Bagnoregio tem suas origens muito antigas, a área foi habitada desde a idade do bronze, como evidenciado por vários achados arqueológicos. Tempos depois, formou-se a cidade etrusca, antes mesmo do período romano, que tinha uma localização estratégica para os negócios por conta da proximidade com as estradas mais importantes da época.

Com o fim do Império Romano, Bagnoregio, que significa “o banho do Rei”, foi submetida às invasões dos bárbaros, terminando como submissa, entre 410-774, aos visigodos, os godos, os bizantinos e os lombardos, até Carlos Magno. que a libertou e a entregou à Igreja.

A lenda diz que o local abrigaria já a partir dos tempos do império romano uma área termal, frequentada mais tarde pelo rei lombardo Desidério para tratar uma doença grave.

O acesso a Bagnoregio é feito pelo viaduto de concreto muito fino e muito longo, que na verdade, foi reconstruído duas vezes, após a demolição da antiga ponte de pedra, e ainda explodido pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, reconstruído em 1964.

Civita di Bagnoregio se tornou um retrato fiel de uma cidade medieval que quase não sofreu mudanças ao longo dos séculos.

 

A Porta Santa Maria

A porta de Santa Maria, também conhecida como Porta Cava, indica que ela era parte das fortificações perdidas. Com uma parte escavada na tufa pelos etruscos e alterado em séculos posteriores, a porta é decorada com um par de leões esculpidos no ato de agarrar uma cabeça, um símbolo da vitória do povo sobre os opressores.

Nela há incisões em forma de cruz e triângulos, provavelmente deixados por peregrinos que regressavam da Terra Santa, onde alguns os consideram símbolos dos Templários.

 

Porta Santa Maria civita di bagnoregio

Na praça principal de Civita di Bagnoregio, a famosa Piazza San Donato, localiza-se a Igreja de San Donato, em estilo românico. Esta emblemática igreja abriga um crucifixo de madeira preciosa do século XV e um afresco da escola de Perugino.

 

Museu

Para conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, a dica é visitar o Museo Geologico delle Frane (Museu da geologia e da erosão).

 

Curiosidade

Neste vilarejo foi gravado a novela Esperança, talvez você se lembre de algumas das primeiras cenas da trama, onde o personagem de Reynaldo Gianecchini aparecia pedalando por lá. Neste link você confere as fotos.

 

Nas proximidades, é possível visitar também Viterbo e Orvieto, que estão muito próximos dali.

 

Orvieto

Uma das cidades próximas a Civita di Bagnoregio é Orvieto:  uma comuna italiana da região da Umbria, província de Terni, com cerca de 20.692 habitantes.

 

Duomo de Orvieto

A principal atração da cidade, localizada na Piazza Del Duomo,  é a Duomo de Orvieto. Considerada das mais belas igrejas de toda a Itália, a catedral segue o estilo gótico-românico, toda decorada com mosaicos de ouro e construído com basalto escuro e mármore branco e rosa.

Duomo de Orvieto

Duomo de Orvieto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nas pilastras da fachada, existem relevos que retratam histórias do antigo e do novo testamento. Sua construção começou em 1290 e levou três séculos para ficar pronta. É imperdível!

 

O milagre eucarístico

Esta catedral de Orvieto guarda um dos milagres Eucarísticos mais importantes da Igreja católica ocorrido em meados do século XIII, quando Pe. Pedro de Praga duvidava se a presença de Cristo na Eucaristia era mesmo real e realizou uma peregrinação a Roma para pedir sobre o túmulo de São Pedro, uma graça de fé.

Quando retornou, durante uma celebração da Missa em Bolsena, a Hóstia sangrou, manchando o corporal com sangue.

Pouco tempo depois, a notícia chegou ao Papa Urbano IV, que estava próximo de Orvieto e ordenou que o corporal fosse levado até ele. Esta relíquia foi levada em procissão e diz-se que o Pontífice, ao ver o milagre, ajoelhou-se diante do corporal e, em seguida, o mostrou à população.

A santa relíquia é conservada na Catedral de Orvieto e pode ser apreciada em uma capela construída em honra a este milagre Eucarístico.

São João Paulo II, durante sua visita à Catedral de Orvieto em 1990 disse que:

“Jesus se converteu em nosso alimento espiritual para proclamar a soberana dignidade do homem, para reivindicar seus direitos e suas justas exigências, para transmitir-lhes o segredo da vitória definitiva sobre o mal e a comunhão eterna com Deus”.

Poço de São Patrício

O Pozzo di San Patrizio (Poço de São Patrício) é uma maravilha da engenharia renascentista que foi construída no topo de uma colina com o objetivo de abastecer a cidade no caso de um cerco medieval.

A construção foi encomendada pelo Papa Clemente VII, após escapar do saque de Roma e buscar refúgio em Orvieto. Ao caminhar pelas escadarias repletas de janelas você pode conhecer melhor a história de Orvieto.

A obra se trata de uma coluna oca cilíndrica, com 63 metros abaixo da terra, tem 13 metros de largura, cercada por duas escadarias de 248 degraus cada, largas e confortáveis, em desenho de dupla hélice.

Por um lado descem os burros de carga, com recipientes vazios para encher de água; e pelo outro sobem, nunca obstruindo a passagem. No fundo do poço, iluminado por 72 janelas que fornecem luz para toda a estrutura, há uma ponte que liga as duas escadas, onde os moradores podiam acessar para buscar água sem os burros de carga. Esse duplo acesso garantia o fornecimento ininterrupto de água para a cidade de Orvieto, e foi um desenho único em toda a Europa naquela época.

 

 

Que tal um tour saindo de Roma direto a Orvieto e Civita di Bagnoregio?

Entre em contato conosco!

 

Leia também:

Itália e suas bebidas típicas

Conheça a Reggia di Caserta

Pratos típicos que os italianos sentem falta durante a pandemia