O que nós italianos sentimos falta no período da pandemia:

Com a pandemia do novo coronavírus, os italianos mudaram radicalmente a rotina alimentar pois,  deixaram de consumir pratos típicos, normalmente servida em bares ou restaurantes.

Neste post, listamos alguns dos pratos que os italianos sentem falta neste período de quarentena, confira!

Pizza al taglio

Pizza al taglio

 

 

 

 

 

 

Pizza al taglio ou pizza al trancio é uma variedade de pizzas assadas em bandejas retangulares grandes e geralmente vendidas em fatias retangulares ou quadradas por peso.

Esse tipo de pizza foi inventado em Roma, na Itália, e é bastante comum por todo país.

O nome ‘Pizza al Taglio’ significa literalmente, ‘pizza aos pedaços’. O costume italiano é comê-la em pé, ou andando pela rua – tornando-se a opção preferida de quem está na correria.

 


Carciofi alla Romana

Carciofi alla Romana

 

O Carciofi alla Romana ou “alcachofras ao estilo romano” é um dos pratos típicos mais  famosos da culinária romana.

Em Roma, ele é servido nos restaurantes principalmente na primavera, que é considerada a estação das alcachofras.

 


Gelato con panna

Gelato con panna

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na Itália, quando se pede um gelato, o atendente enquanto prepara a casquinha imediatamente pergunta: “Panna?”.

Esta pergunta é clássica e bastante comum pois, os italianos adoram um bom gelato com a panna por cima.

Panna nada mais é que o chantily.

 


Tiramisù

Tiramisù

 

 

 

 

 

 

 

 

tiramisù é uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária da cidade de Treviso, na região do Vêneto.

Preparado com camadas de biscoitos champagne, embebidos em café intercaladas por um creme à base de mascarpone, creme de leite fresco, ovos, açúcar, vinho do tipo Marsala e polvilhadas com cacau em pó e café, o tiramisù é considerado um dos pratos mais típicos da Itália.

Segundo o site IstoÉ:

algumas histórias contam que o Tiramisù surgiu em um orfanato de uma pequena cidade italiana com a intenção de dar energia às crianças do local. Outra, fala que quem criou a sobremesa foi uma senhora dona de restaurante que estava acostumada, quando criança, a ter dois tipos de merendas calóricas, e por isso juntou as bolachas, o café e uma fatia de queijo, surgindo assim o doce. 

 


Panna cotta

panna cota

 

 

 

 

 

 

A panacota ou panna cotta é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente canela.

A principal versão de sua origem, diz que o doce teria sido inventado por uma descendente de húngaros no início do século XX, na sub-região piemontesa de Langhe.

Na receita original, o prato era aromatizado apenas com baunilha, mas algumas receitas regionais incluem rum ou Marsala (um vinho fortificado siciliano) no creme que forma o pudim. No Piemonte, o doce pode ir à mesa puro ou, como é comum nos restaurantes, com calda de frutas.

 


Supplì di riso

Supplì

 

 

 

 

 

O supplì é bolinho frito de risoto com molho de tomate.

Sabe aquele risotto que sobrou do almoço ou do dia seguinte que não há meio de salvar porque o arroz ficou todo grudado? Então esse risotto que parece não ter salvação vira esse petisco delicioso!


Crocchete di patate

 

Crocchette di patate

 

 

 

 

 

 

O crochette é um prato típico de origem napolitana e siciliana, feito de purê de batata e ovo, coberto de migalhas de pão e frito.

O crocchè é tipicamente uma comida de rua do sul da Itália, onipresente em friggitorie especializada em frituras, o equivalente italiano das lojas de peixe e batatas fritas.

 


Cappuccino no bar

Capuccino italiano

 

 

 

 

 

 

Quando falamos de Cappuccino, temos de explicar que o cappuccino original não leva chocolate nem canela. Na Itália, essa bebida é apenas café, leite e espuma.

Para os italianos. o momento do café é muito mais do que provar uma bebida quente comum. É um momento de prazer, uma pausa para si durante o dia.

 


Caffè e cornetto no bar

café

 

 

 

 

Para os italianos, toda hora é hora de ir ao bar tomar um expresso mas, especialmente no café da manhã, é comum que ele seja composto de café preto ou cappuccino acompanhado de um bom cornetto (croissant).

 


 

Leia também:

Você conhece a história da pizza?

2773 anos de Roma

Uma dose de positividade para sua quarentena