Curiosidades sobre Roma

A Roma que você deve conhecer é a cosmopolita, que reúne cerca de 3.000 anos de arte, arquitetura e cultura influentes no mundo todo.

Porém, a cidade eterna reúne diversas curiosidades que você provavelmente ainda não sabe. Continue comigo nesta leitura e saiba mais.

Roma

Roma

A sigla S.P.Q.R.

Se você reparar bem nos monumentos, praticamente todos eles estarão com esta sigla, e você deve se perguntar o que ela significa, não é mesmo?

SPQR é uma abreviatura para a frase em latim Senatus Populusque Romanus que significa  “O Senado e o Povo Romano” e representava o poder da República Romana.

SPQR

SPQR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como tradição, ela continuou sendo mantida na idade moderna, seja aplicada a bens públicos, documentos oficiais e até mesmo, em todos os bens da cidade de Roma.

 

Obeliscos em Roma

Você sabia que a capital dos obeliscos egípcios é Roma?

Vários deles foram levados para a cidade na época do Império Romano, que apreciava toda a grandiosidade dos obeliscos.

Citando alguns principais:

O mais famoso deles está na Praça de São Pedro, no Vaticano e foi levado pelo Imperador Augusto, que se mantem na mesma posição em que foi trazido, sem cair desde então.

Já o mais alto e mais antigo é da praça da Basílica San Giovannni em Laterano, com 32,2 metros de altura.

É um monumento típico do antigo Egito, utilizado como marcos de homenagem e adoração à Rá, deus do sol na mitologia egípcia. Eles também eram sinônimos de proteção e defesa.

 

O Canhão de Gianicolo

O Gianicolo é uma das colinas mais Roma, que todos os dias, tem seu canhão disparado ao meio-dia.

Este costume foi criado pelo Papa Pio IX, em 1847, para representar a hora oficial e interrompido durante a Segunda Guerra.

Nos dias de hoje é comum que no aniversário da cidade, os disparos aconteçam, reunindo muitas pessoas em uma cerimônia que antecede o disparo.

O canhão fica em um grande mirante, aos pés da estátua dedicada a Garibaldi, próximo também da histórica fonte Agua Paola, projetada por Giovanni Fontana e considerada um ícone para os romanos.

 

O Coliseu

Considerado o monumento mais famoso e impressionante de Roma, a origem do nome vem de sua construção. Ele foi erguido sobre o lago da casa de Nero que contava com uma grande estátua do imperador chamada de “Colosso”.

Erguido em 72 d.C, durante o império de Flávio Vespasiano, a obra tinha como objetivo abrigar as famosas batalhas de gladiadores para entreter a população.

Inicialmente, sua construção era de três andares e, posteriormente adicionado outro andar para abrigar entre 50 e 80 mil pessoas.

Durante os Jogos realizados em sua inauguração, acredita-se que por ali morreram cerca de 9 mil animais e 2 mil gladiadores.

 

O Concreto utilizado pelos Romanos

Você deve se perguntar como as construções da Roma antiga sobrevivem até hoje… A questão é que os romanos utilizavam um concreto muito mais resistente que o atual.

O segredo era misturar cinzas vulcânicas, cal e pasmem, água do mar. Com o passar dos anos, esta mistura se tornava mais resistente e por isso, muitos monumentos estão preservados até hoje.

Com isso, isso permitiu que diversos monumentos como o Panteão, os aquedutos, o Coliseu, entre outros estivessem de pé até os dias de hoje.

 

 


 

Agora que você conhece algumas curiosidades desta incrível cidade, que tal programar sua próxima viagem?

Entre em contato conosco e reserve seu transfer ou city tour clicando aqui.

 


 

Leia também:

Vulcões na Itália

Milazzo